terça-feira, 1 de abril de 2008

INDIGNAÇÃO!

Retrato hoje a minha indignação do país que temos, dos políticos que nos governam e das injustiças que se acumulam por este Portugal...!

Mas, calma! Não se assustem, que eu não me vou lamentar!
Até porque muitas das realidades por aí vividas, não me permitiriam tal ousadia.
Aquelas realidades que me cercam e me absorvem quando vou a uma simples consulta num hospital e isto, já para não falar do sofrimento que se mistura com a espera quase desesperante, próprios do local...

Fui a uma consulta de especialidade numa das instituições públicas hospitalar (que ainda se mantém em funcionamento) do nosso país, quando fui fazer a inscrição na referida consulta a menina do guichet que me atendeu, por sinal simpática e bastante esforçada, tinha ao peito pendurado na lapela (aliás como tem de ser) o cartão de identificação da referida instituição.

Até aqui, nada de novo... O que me deixou profundamente revoltada foi que no dito cartão de identificação para além do nome da instituição, do nome da funcionária e respectiva função, estava escrito em letras quase garrafais o seguinte: CONTRATADA!!!

Fiquei pasma com tamanha humilhação, contratada??? O que quererão evidenciar os doutos senhores responsáveis daquele hospital??? Que os contratados tem estatutos diferentes? São menos competentes? Sofrem de algum problema de diferenciação? Ou apenas a constatação que dentro de poucos meses (quando terminar o contrato) terão uma guia de marcha para o fundo de desemprego???Contratada??? Pensei eu? Então? E os outros, não são contratados também, os médicos, os enfermeiros, o pessoal administrativo e auxiliar?
O que é que se pretende com isso? Criar uma nova função ou especialização na Administração Pública? Pergunto? Mais um Jobs for the boys? Não entendo, já não tinham acabado??? O Estado não está nas lonas?
De todo não me parece. O que me parece, e me ocorre assim de repente, é, só pode ser alguma forma de estigmatização dissimulada.
Sinceramente, só me pode parecer e ocorrer isso...
Aquela funcionária tem menos qualidade do que os outros? É inferior ou superior aos outros funcionários? Sinceramente não consigo entender... estigmatizante aquele cartão!

Se aquela funcionária, estivesse a estagiar ainda conseguiria entender (com algum esforço) um cartão de identificação onde isso especificamente estivesse retratado, afinal os estagiários ainda estão a aperfeiçoar as suas competências e ainda, em aprendizagem... Agora, Contratada?!? É demais!!!

Muito mal vai a gestão hospitalar no nosso país, dá-se primazia aos cartões de identificação e esquecem-se os doentes, as listas de espera para as cirurgias, encerram-se hospitais, centros de saúde, criam-se empresas públicas que gerem hospitais, sei lá... uma confusão de nomes, de estatutos, de regras, de normas, mas no fundo fica tudo na mesma, ou melhor, fica tudo pior!

Espero que a moda dos cartões não pegue, mas se pegar, temos todos o direito de exigir aos nossos governantes e deputados que usem os referidos cartões, na lapela claro está, com a indicação de, contratados até às próximas eleições!!! Lindo!!!

Ao que nós chegámos... pobre Portugal!

Sem comentários: