sábado, 4 de outubro de 2008

TROCAR DE LIVRO, MUDAR DE PÁGINA...

A vida tem mistérios que nos deixam loucos... sem chão, que nos fazem ficar... à espera... ansiosamente à espera...
Como tentamos sempre, encontrar uma explicação para tudo o que nos acontece, e porque teimamos em nunca aceitar as coincidências, tendemos a dar voltas e voltas para encontrar aquela explicação, o motivo dos motivos, o porquê para ser daquele modo... Enfim... debatemo-nos e não encontramos... Reviramos e não queremos ver o óbvio... o imediato!
Por vezes a explicação está ali... bem à nossa frente, mas a cegueira dos sentimentos não nos deixa ver, e a nossa incapacidade para sermos racionais... prende-nos, sufoca-nos... suga-nos energias... não nos deixa sair...!
Porquê não aceitar a realidade e construir expectativas infundadas?, esperanças vãs que só agudizam o nosso sofrimento, que nos prendem a realidades imaginárias criadas pela nossa fantasia (e também, pelos outros...) e pelo nosso querer, de pensarmos ingenuamente, que somos capazes de mudar sentimentos, mentalidades, caminhos, destinos, rumos... vidas... Enfim, a fragilidade de sermos humanos...!
Expectamos o impossível e deixamo-nos levar inertes sem sermos capazes de sair dali, alimentamos não os nossos sonhos, mas sim os dos outros... vivemos a vida deles e esquecemo-nos de nós... cruel, pequenino... sem esforço, apenas muito egoísta!
É certo que na vida, só nos devemos arrepender daquilo que não fazemos... e porque os momentos, ainda que poucos e fugazes foram, sem dúvida, bons...! Tudo o resto já está feito e refeito, criado e recriado... pelo menos tentámos e demos o nosso melhor, temos a consciência tranquila... fomos iguais a nós próprios, partilhámos momentos, ruborizámos sentimentos, emoções, demos carinho, conforto, afecto, atenção, mimo, amizade... em grande... the best!
Quem o recebeu não quis valorar, ignorou, achou que só tinha que ser assim... pena! Pequeno esse sentimento... essa forma egoísta de estar na vida, onde calmamente caminhamos sobre os outros, jogando com os seus sentimentos, magoando quem de nós gosta verdadeiramente... Também faz parte?, não me parece... não posso aceitar que assim seja... que me dê sem receber, que goste sem que gostem de mim... que permita que brinquem infantilmente com os meus sentimentos, com a minha generosidade e grandiosidade de ser quem sou, e de me entregar de forma pura e autêntica... a quem não o merece...!!!
Arrependida não posso estar... afinal há sempre algo que se conhece e se aprende, um bom livro é sempre um bom livro... e uma (boa) experiência de vida ensina-nos, faz-nos crescer, tornando-nos mais fortes... com mais capacidade para buscarmos tudo aquilo que nos faça sorrir e que alimente em nós, o que de melhor temos para dar... a nós próprios e consequentemente aos outros... àqueles que genuinamente gostam de nós... e caminham (sempre) ao nosso lado!
Está na altura de trocar de livro, mudar de página, de ouvir outra música... de ter o direito de ser feliz! Com mais... com tudo... com o que de facto, é realmente doce e imenso... sem escusas, nem desculpas ou adiamentos, com momentos partilhados, vidas construídas e histórias repartidas e vividas intensamente... Sem mas... mas com muito!!!
Continuo à espera, ansiosamente à espera... cheia de vontade de ser ainda mais feliz... por inteiro!!!

3 comentários:

Filipe Feliciano disse...

Espero que agora encontres o livro certo.

É difícil sabermos qual é o livro que é certo para nós, e se calhar tivemos o livro certo e não sabíamos disso.

Beijos

Apolo disse...

Trocar de livro não serve de nada… mudar de página ainda menos… temos de analisar o livro que estamos a ler, ler nas entrelinhas, voltar atrás, reler, fechar o livro, compreender, voltar a abrir e retomar a leitura… na amizade também deve de ser assim… por vezes é necessário fechar os olhos e entender o que se passa… mas nunca fazer juízos precipitados, o que vale é que mesmo quando eles são feitos, numa amizade verdadeira tudo se aceita.
Conheço te o suficiente para saber que quando te dedicas a algo ou a alguém é de corpo e alma, não há cá meios-termos, ou é ou não é! Aprecio isso em ti, sempre apreciei…

No entanto nunca duvides de uma amizade que por motivos concretos e alheios à tua vontade pode estar ofuscada como o sol num dia de Agosto pelas nuvens que teimam em o tapar… mas sabes que ele lá está não sabes? As amizades são assim também… pode estar tapadas pelas nuvens, mas estão sempre lá….

O facto de alguém te magoar é suficiente para desabafares, para gritares, para ficares triste… no entanto temos sempre de avaliar se essa pessoa o fez conscientemente… se assim foi, não merece a tua amizade, nem nunca a mereceu… mas se foi arrastado para essa situação, ai terás de ser tu a ponderar se a pessoa merece ser posta do lado de fora das muralhas do teu castelo que te protegem e te tornam forte…

Aceito, com revolta interior, as tuas mais difíceis decisões com vista à tua estabilidade e felicidade, no entanto com uma garantia… mais uma vez sou como o sol… não necessitas de olhar para cima para o ver… porque ele está sempre lá… tal como eu estarei… se virares a página ou se mudares de livro, pensa que há livros que se lêem numa noite, num dia, numa semana… e há revistas que apenas nos contentam por curtos momentos, mas sem conteúdo, vazias, supérfluas, por fim há livros que duram toda a vida…os livros dos ensinamentos, os livros como a bíblia… buscamos apoio e conforto, mudamos de página, relemos, voltamos atrás, mas nunca os fechamos em definitivo…

Deixo te aqui um beijo e um abraço com amizade, que por muitas nuvens que possam encobrir, não a ofuscam….

GIRASSOL disse...

Meu querido Apolo, tu és e serás um dos livros que permanecem comigo (à minha cabeceira) e que gosto de voltar a reler, ao contrário do que sucede com outros...
A nossa amizade é pura e genuína, tenho-a como tal! Independentemente das nuvens que por vezes o tapam, ele está lá para nós... para nos ver sorrir, para brilhar e iluminar as nossas vidas!!!
Apesar da distância dos últimos tempos... Obrigada por partilhares e estares presente...
Tal como a felicidade, também a amizade é uma conquista diária e permanente, com altos e baixos como em tudo na vida!
Um beijo grande...;)